top of page
  • Foto do escritorSITE

A INTERNET

Histórico A Internet é um conjunto de computadores conectados, entre si, por meio de várias redes que se conectam uma à outra até formar uma grande rede, a Internet.

No final da década de 1960, surge a Internet. Criada pelo Projeto Advanced Research Projects Agency Network (ARPNET), vinculada a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Patrocinado pelo governo dos Estados Unidos (EUA – USA) com o objetivo de construir uma comunicação resistente a falhas e ataques locais, através da criação de uma rede de computadores interconectados utilizando o protocolo de comunicação TC/IP. A ARPNET era utilizada para interconexão de redes militares regionais, para transferência de diversos tipos de mensagens, como voz e imagens. Através de nós da rede sem que houvesse centro de controle.

A primeira rede começou a operar em 1969, com nós localizados na Universidade da Califórnia (Los Angeles - EUA), Stanford Research Institute, na Universidade da Califórnia (Santa Bárbara - EUA) e na Universidade de Utah. Foram criados dois centros de pesquisa, um com fins militares e outro para fins científicos.

Na década de 1970, surgem os primeiros protocolos, o Network Control Protocol (NCP), o TCP que foi dividido em TCP e IP.

A DARPA implementou o TCP/IP para a Universidade de Stanford. Na década de 1980, com a implementação dos primeiros computadores pessoais (PC), começa o crescimento do uso da Internet.

No final da década de 1980, Tim Berners-Lee, Robert Caillian, pesquisadores do Conseil Européen por la Recherche Nucléaire (CERN) criarama World Wide Web (WWW). A WWW é uma das ferramentas de acesso à Internet. Permite o compartilhamento de arquivos (HTML e outros) com um Browser (Navegador: Internet Explorer, Chrome, Mozilla Firefox, etc.) como ferramenta de acesso. A WWW utiliza o protocolo HTTP, para a transferência de informações através dos Browsers. A ARPANET deixou de operar em 1990.

Em 4 de setembro de 1998, em Menlo Park, Califórnia - EUA, foi fundada por Larry Page e Sergey Brin o Google. O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers pelo mundo.

A WEB 1.0 surgiu na década de 1980, época do Netscap Navigator. Ficou conhecida como a WEB do Conhecimento. A WEB 2.0 é considerada como a WEB da Comunicação, pois possui interatividade entre suas plataformas. Possibilitando aos usuários abastecer as plataformas com informações tornando a WEB uma “via de mão dupla” (Read – Write WEB). O que deu origem as Redes Sociais.

O jornalista John Markoff, do New York Times, criou o termo WEB 3.0. A WEB 2.0 permitiu a interação de pessoas, a WEB 3.0 permite fazer o cruzamento de dados. Os novos polos de conexão onde os objetos (Coisas – IT) interagem com outros objetos e com pessoas nos leva a Internet das Coisa (IOT).

O cientista, professor e empreendedor Silvio Meira (Silvio Romero de Lemos Meira) professor emérito da UFPE e fundador do CESAR (O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, é um centro de pesquisa e inovação sem fins lucrativos com sede na cidade do Recife - Pernambuco), expõe seu conceito sobre “Coisa” (IT): “Coisas, aqui, são dispositivos, que têm em alguma intensidade, capacidades de computação, comunicação e controle. (...)

Se não tem sensores ou atuadores que lhe permitem características de controle, um objeto está no plano de computação e comunicação, é uma máquina em rede, se não tem capacidade de comunicação, é um sistema de controle digital, se não tem capacidades computacionais, é o que antigamente se chamava (e ainda existe hoje) sistema de telemetria. Coisas, aqui, para nós, têm as três características, e todas elas digitais. Agente até poderia dizer que coisas, no sentido da Internet da Coisas, são objetos digitais completos”. A WEB 4.0, já está a caminho, aguardemos. Rui Miranda Monteiro CREA-RJ: 51.059-D Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas https://pt.wikipedia.org/wiki/Google https://www.cesar.school/cesar-school/ A Internet das Coisa – Autor: Eduardo Magrani – FGV Editora Sinais do Futuro Imediato: Internet das Coisa, Plataformas, Mercados em Rede e Transformação Digital – Silvio Meira – Mobile Marketing Association - MMA

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page